Aguarde...

ABAPA/ UFV - ACORDO DE PARCERIA Nº 009/2024

Reforçar a inserção da CEDAF e da UFV no oeste da Bahia, através de ações extensionista que incluem a capacitação de pessoas ligadas ao agro, em cursos e apoio a ABAPA em projetos que visam fortalecem a imagem do setor agropecuário.

Cursos
Link Edital: https://qualificacedaf.ufv.br/edital-de-selecao-de-estudantes-tecnico-em-agropecuaria-bahia-varios-polos/

Demanda regional: Luís Eduardo Magalhães e regiões vizinhas são conhecidas por sua forte atividade agropecuária, com destaque para a produção de grãos, carne bovina e algodão. A oferta do curso técnico em agropecuária atenderia a uma
demanda latente por profissionais qualificados nesse setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

Desenvolvimento sustentável: A região do Oeste da Bahia, onde se encontra Luís Eduardo Magalhães, enfrenta desafios relacionados à sustentabilidade na agricultura e pecuária. A UFV poderia contribuir para a formação de técnicos aptos a implementar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, reduzindo impactos ambientais e promovendo uma agricultura mais responsável.

Parcerias estratégicas: A oferta do curso poderia estabelecer parcerias com empresas do setor agropecuário da região, promovendo a pesquisa aplicada, estágios e oportunidades de emprego para os estudantes. Isso fortaleceria a integração entre a UFV e o setor produtivo local.

Educação de qualidade: A UFV é reconhecida por sua qualidade acadêmica e pesquisa científica. A oferta do curso em Luís Eduardo Magalhães levaria essa expertise para a região, proporcionando uma educação técnica de alto nível, com corpo docente qualificado e infraestrutura adequada.

Incentivo ao ensino técnico: A oferta de um curso técnico em agropecuária contribuiria para a diversificação do perfil educacional da região, incentivando mais jovens a optarem por uma formação técnica de qualidade, o que pode melhorar suas perspectivas de emprego e contribuir para o crescimento socioeconômico da cidade e áreas circunvizinhas.

Oferta de curso de extensão: serão abertas oportunidades de cursos de extensão na cidade de Luís Eduardo Magalhães, em áreas ligadas ao agronegócio e conservação ambiental.

Luís Eduardo Magalhães e regiões vizinhas são conhecidas por sua forte atividade agropecuária, com destaque para a produção de grãos, carne bovina e algodão. A oferta do curso técnico em agropecuária atenderia a uma
demanda latente por profissionais qualificados nesse setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

A oferta é de nível pósmédio onde apenas alunos que possuem o ensino médio concluído poderão estar matriculados.
Ocorrerá também a oferta de dois cursos de extensão para a oferta em Luís Eduardo Magalhães, que ocorrerá conforme as demandas locais e em conformidade com os temas ligados à agropecuária. Estes cursos serão abertos à comunidade e gratuitos, não havendo a necessidade de os inscritos serem estudantes do curso técnico em agropecuária.