ABAPA/ UFV - ACORDO DE PARCERIA Nº 009/2024
Técnico em Agropecuária
Curso técnico em agropecuária em parceria com a ABAPA, executado no município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia
O curso Técnico em Agropecuária definido pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional Nº 9.394/96 (LDB) e alterado pela Lei 11.741/08 para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio visa atender as demandas de pessoas que desejam se profissionalizar em um curto período, e ao mesmo tempo, para pessoas que desejam se atualizar ou ter uma nova especialidade.
No Brasil, o termo técnico é utilizado para definir os profissionais de nível de escolaridade média. Tal modalidade visa à formação de profissionais para atuarem em campos específicos do mercado de trabalho. Por essa razão, seu formato é compacto e sua grade curricular direcionada. A Cedaf /UFV-Florestal, atendendo a demandas que visam cumprir sua missão, propõe-se formar Técnicos em Agropecuária capacitados para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Trata-se de um profissional imprescindível, tendo em vista o perfil produtivo agrário do Brasil, demandando profissionais que atuem nas diversas etapas dos processos produtivos, abrangendo prospecção, avaliação técnica e econômica,
planejamento, cultivo e produção de recursos agropecuários, incluindo, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Nos anos de 2015 e 2017, o curso técnico em agropecuária foi ofertado em Luís Eduardo Magalhães, na modalidade a distância, através da Rede e-Tec Brasil. A experiência anterior demonstra que há interesse e demanda por esse tipo de educação na comunidade local. Além disso, a parceria com uma entidade importante no setor agrícola, como a
ABAPA, sugere um compromisso mútuo em proporcionar uma formação de qualidade para os estudantes interessados na área. Assim, buscou-se em 2023 a renovação da oferta do curso, juntamente com a ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão. Neste curso, aproximadamente 80% da carga horária das aulas serão através do ensino a distância e 20% práticas, que ocorrerão no Centro de Treinamento da ABAPA.
A possibilidade de oferecer a maior parte das aulas a distância também reflete uma adaptação eficaz às necessidades atuais de ensino, o que é especialmente relevante considerando as demandas por flexibilidade nos estudos. A combinação de ensino teórico online com atividades práticas no Centro de Treinamento da ABAPA oferece uma oportunidade única para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em um ambiente real de trabalho. Dessa forma, um curso técnico a distância na cidade de Luís Eduardo Magalhães continua a ser uma alternativa viável e benéfica para os estudantes interessados em ingressar no setor agrícola.
Para concorrer às vagas do edital, o candidato deverá apresentar durante a inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo histórico escolar, além dos seguintes documentos pessoais que deverão ser inseridos no
formulário de inscrição:
- Cédula de Identidade.
- CPF do candidato.
- Documento Militar, como o certificado de reservista, para candidatos do sexo
masculino, maiores de 18 (dezoito) anos. - Certidão de nascimento ou de casamento.
- Título Eleitoral para maiores de 18 (dezoito) anos.
- Comprovante de endereço.
- Comprovante de atuação profissional em atividades relacionadas à área do curso,
caso tenha.
Para ingresso no curso técnico subsequente, o estudante deverá ter concluído o ensino médio.
Para ingresso no curso técnico concomitante, o estudante deverá estar cursando o ensino médio.
Para ingresso no curso técnico integrado ao ensino médio, o estudante deverá ter concluído o ensino fundamental.
Para ingresso no curso técnico integrado à educação de jovens e adultos, o estudante deverá ter concluído o ensino fundamental.
O Técnico em Agropecuária será habilitado para:
- Planejar, organizar, dirigir e controlar a produção agropecuária de forma sustentável, analisando as características econômicas, sociais e ambientais.
- Elaborar, projetar e executar projetos de produção agropecuária, aplicando as Boas Práticas de Produção Agropecuária (BPA).
- Prestar assistência técnica e assessoria ao estudo e ao desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, ou aos trabalhos de vistoria, perícia, arbitramento e consultoria.
- Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
- Prestar assistência técnica às áreas de crédito rural e agroindustrial, de topografia na área rural, de impacto ambiental, de construção de benfeitorias rurais, de drenagem e irrigação.
- Planejar, organizar e monitorar atividades de exploração e manejo do solo, matas e florestas de acordo com suas características, alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais.
- Realizar a produção de mudas e sementes, em propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação.
- Planejar, organizar e monitorar programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos.
- Planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais.
- Orientar projetos de recomposição florestal em propriedades rurais.
- Aplicar métodos e programas de melhoramento genético.
- Prestar assistência técnica na aplicação, na comercialização, no manejo de produtos especializados e insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas).
- Interpretar a análise de solos e aplicar fertilizantes e corretivos nos tratos culturais.
- Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de vetores e pragas, doenças e plantas daninhas.
- Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita.
- Supervisionar o armazenamento, a conservação, a comercialização e a industrialização dos produtos agropecuários.
- Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial.
- Emitir laudos e documentos de classificação e exercer a fiscalização de produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.
- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária.
- Manejar animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade).
- Aplicar técnicas de bem-estar animal na produção agropecuária.
- Treinar e conduzir equipes nas suas modalidades de atuação profissional.
- Aplicar as legislações pertinentes ao processo produtivo e ao meio ambiente.
- Aplicar práticas sustentáveis no manejo de conservação do solo e da água.
- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos agropecuários e animais.
- Executar a gestão econômica e financeira da produção agropecuária.
- Administrar e gerenciar propriedades rurais.
- Realizar procedimentos de desmembramento, parcelamento e incorporação de imóveis rurais.
- Operar, manejar e regular máquinas, implementos e equipamentos agrícolas.
- Operar veículos aéreos remotamente pilotados e equipamentos de precisão para monitoramento remoto da produção agropecuária.
1º Módulo
- Ambientação em Educação a Distância 50 Horas
- Máquinas Agrícolas 67 Horas
- Sustentabilidade Ambiental 33 Horas
- Zootecnia Geral 33 Horas
- Topografia e Desenho Técnico 83 Horas
- Agricultura Geral 67 Horas
- Silvicultura 67 Horas
2º Módulo
- Irrigação 67 Horas
- Solos 67 Horas
- Agricultura Culturas I 50 Horas
- Floricultura e Fruticultura 50 Horas
- Bovinocultura de Leite 50 Horas
- Fitopatologia 67 Horas
- Tecnologia de Produtos Vegetal e Animal 50 Horas
3º Módulo
- Agricultura Culturas II 50 Horas
- Aplicação de Defensivos Agrícolas 50 Horas
- Avicultura e Suinocultura 50 Horas
- Olericultura 50 Horas
- Bovinocultura de Corte e Equideocultura 50 Horas
- Administração Rural 50 Horas
- Entomologia Agrícola 50 Horas
- Secagem e Armazenamento de Grãos 50 Horas
Com base nas orientações metodológicas institucionais, que constam no PDI, cada curso pode descrever as metodologias utilizadas e as atividades gerais desenvolvidas, bem como a integração entre elas de modo que possibilite aos estudantes a consolidação do conhecimento.
As metodologias de ensino e aprendizagem desenvolvidas na Cedaf fundamentamse em concepções de educação que orientam as práticas pedagógicas do Curso. Nesse contexto, além da formação técnica e do desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, o processo de ensino-aprendizagem deve contribuir para a formação de um
cidadão ético que atue técnica, política e criticamente no contexto social e laboral no qual se insere, de forma comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e integrada ao meio ambiente.
Nesse processo, o estudante deve ser visto como sujeito ativo e participativo do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, valorizam-se os questionamentos, as ideias e as experiências e os saberes dos estudantes, de maneira a contribuir para que seu aprendizado esteja mais perto de formar cidadãos conscientes e ativos.
As atividades pedagógicas devem apresentar coerência com a metodologia definida, garantindo-se, ainda, a compatibilidade entre as habilidades e competências esperadas, conforme orientam as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Profissional e Tecnológica - Resolução CNE/CP nº 01/2021).
Os métodos de ensino devem contemplar metodologias ativas, com destaque para o aprendizado colaborativo e cooperativo, baseado em problemas e projetos. Essas abordagens incentivam os estudantes a participarem ativamente do processo de aprendizagem, promovendo um entendimento mais profundo e habilidades críticas. No aprendizado colaborativo, os alunos trabalham juntos para resolver problemas e compartilhar ideias, enquanto no cooperativo, cada um tem um papel específico, garantindo que todos contribuam e aprendam de forma equitativa. Além disso, atividades integradoras que envolvem duas ou mais disciplinas permitem uma abordagem multidisciplinar, ajudando os
alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos de maneira mais abrangente.
Os debates em pequenos grupos são fundamentais para assegurar um processo ativo e participativo, promovendo a aprendizagem entre pares e fomentando a colaboração, em vez da competição. Estes debates permitem que todos os alunos participem, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação. Para maximizar a eficácia, as atividades de ensino devem ser bem planejadas e diversificadas, incluindo exercícios, relatórios, apresentações orais, projetos e testes. Essas atividades variadas mantêm os alunos motivados e desafiados, proporcionando oportunidades para a prática do conhecimento e reflexão.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 01/2021) estabelecem que o processo ensinoaprendizagem deve ter relação com os fundamentos científicos e tecnológicos e seja
orientado pela pesquisa como princípio pedagógico. A Educação Profissional deve proporcionar aos estudantes diferentes situações de aprendizagem prática, experimentos e atividades específicas em ambientes especiais, tais como laboratórios, oficinas, empresas pedagógicas, ateliês e outros, bem como investigação sobre atividades profissionais, projetos de pesquisa e/ou intervenção, visitas técnicas, simulações, observações e outras.
As aulas do curso técnico em agropecuária na modalidade a distância serão conduzidas principalmente através do ensino a distância, abrangendo aproximadamente 80% da carga horária total. Isso significa que os estudantes terão acesso ao conteúdo através de plataformas online, como videoaulas, material didático digital e fóruns de discussão. Essa
abordagem permitirá que os alunos estudem no seu próprio ritmo e em horários flexíveis,
adequando-se às suas necessidades individuais.
Já as atividades presenciais comporão aproximadamente 20% da carga horária do curso. Essas aulas ocorrerão no Centro de Treinamentos da ABAPA, situado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, proporcionando aos alunos a oportunidade de participarem de práticas específicas da área agrícola. Durante esses encontros presenciais, os estudantes poderão realizar experimentos, trabalhos em laboratório, atividades práticas de campo e interação direta com os professores e colegas de turma. Essa combinação de ensino a distância e presencial visa garantir uma formação abrangente e de qualidade aos alunos do curso técnico em agropecuária.
- Faça sua inscrição no Curso.
- Aguarde para ver se você vai ser Selecionado de acordo com as politicas de seleção e pre requisitos.
- Caso selecionado, aguarde o inicio do curso.
- Pronto! Você já está apto a fazer o curso e em breve seu curso vai iniciar 🔥.